segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Higienização das Mãos


As mãos constituem a principal via de transmissão de microoganismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatórios de diversos microorganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através de contato com objetos e superfície contaminados.

A pele das mãos alberga, principalmente, duas populações de microorganismos: a microbiota residente e a microbiota transitória.

A microbiota residente é constituída por microorganismos de baixa virulência, como estafilococos, corinebactérias, e micrococos, pouco associados às infecções veiculadas pelas mãos. É mais difícil de ser removida pela higienização das mãos com água e sabão, uma vez que coloniza as camadas mais internas da pele.

A microbiota transitória coloniza a camada mais superficial da pele, o que permite sua remoção mecânica pela higienização das mãos com água e sabão, sendo eliminada com mais facilidade quando se utiliza uma solução anti-séptica. É representada, tipicamente, pelas bactérias Gram-negativas, como enterobactérias (Ex: Escherichia Coli), bactérias não fermentadoras (Pseudomonas aeruginosa), além de fungos e vírus.

OBJETIVOS DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS
  • Remoção da sujidade, oleosidade, suor, pêlos, células descamativas e da microbiota da pele, interropendo a transmissão de infecções veiculadas pelo contato.
  • Prevenção e redução das infecções causadas pelas infecções cruzadas.

USO DE ÁGUA E SABÃO

Use água e sabão sempre que suas estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue outros fluidos corporais. Faço uso também, sempre que for começar um turno de trabalho, depois de usar o banheiro, antes e depois das refeições, antes do preparo de alimentos e antes do preparo e manipulação de medicamentos.

USO DE PREPARAÇÃO ALCOÓLICA

Antes do contato com o paciente: Protege o paciente evitando a transmissão de microorganismos oriundos das mãos do profissional de saúde.

Após o contato com o paciente: Protege o profissional e a superfície e objetos imediatamente próximo ao paciente, evitando a transmissão de microorganismos do próprio paciente.

Antes de realizar procedimentos assistenciais e manipular dispositivos invasivos.

Antes de calçar luvas para inserção de dispostivos invasivos que não requeiram preparo cirúrgico.

Após o risco de exposição à fluidos corporais.

Ao mudar de um sítio corporal contaminado para outro, limpo, durante o cuidado ao paciente: Protege o paciente, evitando a transmissão de microorganismos de uma determinada área para outras de seu corpo.

Após o contato com objetos inanimados e superfícies imediatamente próximas ao paciente.

Antes e após remoção de luvas.

TÉCNICA UTILIZADA PARA HIGIENIZAÇÃO SIMPLES DAS MÃOS

A higienização simples das mãos removem os microorganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de microorganismos.

O procedimento dura cerca de 40 a 60 segundos.

Devemos nos atentar para algumas coisas: se a torneira a ser utilizada for de fechamento manual, nunca se esquecer de utilizar papel-toalha para o fechamento; o uso coletivo de toalha de tecido é contraindicado, pois a tolha permanece úmida e favorece a proliferação bacteriana; não usar água muito quente ou muito fria para evitar o ressecamento da pele.




1. Abrir a torneira e molhar as mãos, evitando-se encostar na pia.




2. Aplicar na palma da mãos a quantidade suficiente de sabão líquido para cobrir todas as superfícies das mãos (seguir a quantidade recomendada pelos fabricantes).





3. Ensoboar as palmas das mãos, friccionando-as entre si.







4. Esfregar o dorso da mão direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos, e vice-versa.








5. Entrelaçar os dedos e friccionar os espaços interditais.








6. Esfregar os dorsos dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos com movimento de vai-e-vem, e vice-versa.







7. Esfregar o polegar esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando-se movimento circular, e vice-versa.







8. Friccionar as polpas digitais e unhas da mão direita, contra a palma da mão esquerda, fechada e em concha, fazendo movimento circular, e vice-versa.







9. Esfregar o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando movimento circular, e vice-versa.







10. Enxaguar as mãos, retirando os resíduos do sabão, no sentido dos dedos para os punhos. Evitar contato direto das mãos ensaboadas com a torneira.




 
 
 
11. Secar as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos. Desprezar o papel-toalha na lixeira para resíduos comuns.




Deixo com vocês um vídeo bem explicativo com essa técnica. Não encontrei nenhum vídeo com as normas exatamente iguais a da ANVISA, mas esse foi o que mais se aproximou.


Fonte: ANVISA

Nenhum comentário:

Postar um comentário