quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Sistema Cardiovascular - O Sangue


O sangue é um conjunto de células especializadas, suspensas num líquido cor de palha denominado plasma. O sangue entrega oxigênio e nutrientes para as células do corpo, coleta excreções, distribui hormônios, difunde calor pelo corpo para controlar a temperatura e toma parte no combate a infecções e na cicatrização de ferimentos.


O sangue forma cerca de um doze avos do peso corpóreo de um adulto, perfazendo cerca de 5 litros em volume. Cerca de 50-55% do sangue é plasma, a porção exclusivamente líquida na qual os componentes celulares distribuem-se.

O plasma é 90% água contendo substâncias dissolvidas, como glicose, hormônios, enzimas, e também produtos de excreção, como uréia e ácido láctico. O plasma também contém proteínas como albuminas, fibrinogênio e proteínas globulares ou globulinas. As alfaglobulinas e betaglolinas ajudam a transportar lípides, substâncias gordurosas, como o glicerol. As gamaglobulinas são principalmente as substâncias que combatem doenças, conhecidas como anticorpos.

Os restantes 45-50% do sangue compõe-se de três tipos de células especializadas. As células vermelhas, ou eritrócitos, transportam oxigênio; diversas células brancas, conhecidas como leucócitos, fazem parte do sistema de defesa; e os fragmentos celulares (plaquetas e trombócitos) estão envolvidos no processo de coagulação.

HEMOGLOBINA

A célula vermelha é um disco bicôncavo sem núcleo ou estrutura interna discernível. Cada célula vermelha do sangue contem 300 milhões de moléculas de hemoglobina. 

A hemoglobina compõe-se de heme, um pigmento rico em ferro, e globina, cadeias proteicas semelhantes a fitas. O oxigênio dos pulmões liga-se à heme para formar a hemoglobina. Nessa forma conjugada, o oxigênio é conduzido para todas as partes do corpo através da corrente sanguínea.

GRUPOS SANGUÍNEOS

Cada indivíduo pertence a um grupo dos quatro tipos sanguíveos, determinados por marcadores nas células vermelhas conhecidos como antígenos (aglutinogênios). Os antígenos podem ser A, B, ambos (AB), ou nenhum (O), e os tipos sanguíneos são denominados correspondentemente. O plasma contém anticorpos diferentes (isoemaglutininas). Por exemplo, o plasma de uma pessoa com sangue do tipo A contém anticorpos do tipo B. Se misturado com sangue do tipo B (com anticorpos anti-A no seu plasma), os anticorpos aglutinam-se com os antígenos A. Essa é a razão pela qual a segurança nas transfusões exige que os sangues do doador e do receptor sejam do mesmo tipo.

Abaixo segue um vídeo sobre o assunto:

 

Não se esqueçam: o que é postado aqui, é apenas um resumo de um assunto amplo. Sempre tenha mais interesse, pesquise os nomes que você não conhece e achou diferente, leia outros textos para comparar, e continue crescendo em conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário